Como ganhar dinheiro na Internet

sábado, 9 de janeiro de 2010

Progama de afiliados como funciona

Programa de Afiliados

Os programas de afiliados são responsáveis por uma parte expressiva dos milhões de dólares transacionados no e-commerce ao redor do mundo, e o mesmo deverá ocorrer no Brasil. Trata-se de uma estratégia de web-marketing extremamente eficaz, que se difundiu a partir do lançamento do programa de afiliados da empresa Amazon.com

Como funciona um programa de Afiliados

A lógica de funcionamento de um programa de afiliados é bem simples: o afiliado indica um visitante para o site do comerciante. Se esse visitante realiza uma compra, é creditada uma comissão na conta do afiliado como pagamento pela indicação. Um software instalado junto ao carrinho de compras é responsável pelo rastreamento do afiliado que fez a indicação, pelo cálculo das comissões devidas e pela geração de relatórios, tanto para o comerciante quanto para o afiliado. O rastreamento é baseado em "cookies" que são instalados na máquina do visitante assim que ele clica nos links de direcionamento para a loja virtual.

Vantagens dos programas de afiliados para o Comerciante

Marca: A implantação de um programa de afiliados possibilita um maior exposição da marca gerando maior confiança por parte dos potenciais clientes.

Alcance: O programa de afiliados possibilita uma ampliação do mercado atingido, na medida em que a divulgação atinge nichos que dificilmente seriam explorados por outras estratégias de marketing.

Melhor Custo/Benefício: O pagamento de comissões aos afiliados só ocorre se a venda for efetivada e gerar uma receita.

Vantagens dos programas de afiliados para o Afiliado

Custo Mínimo: Qualquer pessoa, que tenha um site com uma boa visitação, pode gerar receitas sem nenhum investimento em infraestrutura de e-commerce, como o software do carrinho de compras, certificações de segurança, interfaces com bancos e operadoras de cartões, envio de mercadorias... entre outros. Tudo isso é responsabilidade do comerciante

Esforço Mínimo: O único trabalho do afilado é colocar em seu site links que direcionem para o site do comerciante. Os links no formato de texto simples ou banners são fornecidos pelo comerciante.

Múltiplos Parceiros Comerciais: O afiliado pode ter mais de um fornecedor e gerar mais receitas adicionais, desde que os parceiros comerciantes não ofereçam produtos concorrentes.

Para o comerciante que deseja implantar um programa de afiliados, estas são as etapas:

Adquirir software de gerenciamento - O primeiro passo, que ainda é o mais difícil , é a aquisição e implantação do software de gerenciamento. O comerciante muito provavelmente irá adquirir de uma empresa de outro pais e traduzir e adaptar para nossa realidade. Também pode ser desenvolvido internamente se houver disponibilidade de capital humano com capacitação para essa tarefa. Outra alternativa seria utilizar um prestador de serviços que disponibilizasse esse software.
Definir sistema de pagamento - O comerciante precisa definir um sistema claro de pagamento de comissões aos afiliados. O sistema mais utilizado é o de um percentual sobre o valor de cada venda realizada, pago dentro de um determinado período, mensal ou bimestral. Também estipula-se um valor mínimo para o pagamento de forma que não seja necessário fazer pagamentos de quantias muito pequenas. Quando esse valor mínimo não é atingido em determinado mês, o crédito é transferido para o mês seguinte até atingir o montante estabelecido.
Preparar o site - Incluir páginas de orientação sobre o programa de afiliados, atendimento á duvidas, contrato de adesão ao programa, formulário de cadastramento, links e banners para download por parte do afiliado.
Divulgar e cadastrar afiliados - Procurar possíveis parceiros que, preferencialmente, tenham visitantes com perfil semelhante ao dos consumidores do produto oferecido pelo comerciante.
Gerenciar o programa de afiliados - É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de afiliados em termos de evolução na quantidade de afiliados, desempenho das vendas, banners mais eficientes, atendimento a dúvidas e comunicação de motivação aos afiliados, além do pagamento pontual das comissões devidas.

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